Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2012

Nuvens negras sobre Tahrir

Imagem
    Dos candidatos à presidência do Egipto, entre alguém ligado ao antigo regime de Mubarak e outro candidato conotado com o fanatismo da Irmandade Muçulmana, veio o Diabo e escolheu o último . Esta eleição não é nada mais do que terreno fértil para levar ao poder fanáticos religiosos que marginalizam as mulheres e reavivam ódios étnico-geográficos antigos através da ignorância e da miséria. Nuvens negras pairam sobre a Praça Tahrir perante o evidente retrocesso do país, mas tenho a certeza que não faltará muito tempo para que se volte a clamar por uma nova "Primavera Árabe".             

Vieguices e vesguices

Imagem
    Caro Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura,   Parece que alguém definiu cultura como "um conjunto complexo de crenças, leis, tradições e hábitos de um determinado conjunto de seres humanos constituídos em sociedade". Por isso, o senhor, como representante governamental desses conhecimentos - e como vivemos numa sociedade civilizada e democrática que lhe permite acumular essa função com a de escrevedor de crónicas -, quando fizer menção ao Benfica trate-o pelo nome e não pelo "outro clube" , como jocosamente o fez. São milhões de eleitores do "outro clube" que o elegeram para o novo Governo e contribuem para lhe pagar o ordenado. É "aquela gente" de Trás-os-Montes e Alto Douro donde o senhor é originário que se envergonha daquilo que o seu fanatismo bolçou e que o seu cargo deveria constranger.

Prioridades

Imagem
  Depois de inúmeros e fastidiosos directos televisivos da nossa selecção de futebol, do rico parque automóvel dos seus jogadores, do vergonhoso custo diário em terras polacas, dos seus inflamados egos e manias, decidi mudar de canal. Em boa hora o fiz, pois nauseado com tanta alienação encontrei alguém a quem chamar verdadeiramente de heróis: homens e mulheres que partem para fora do país sem pose de estado, à procura de trabalho, com o espectro da incerteza e a despedirem-se no aeroporto de familiares lavados em lágrimas. Lembrei-me das palavras ridículas do primeiro-ministro incentivando a emigração, que o desemprego era "uma boa oportunidade", e então pensei: quantos milhões poderiam ter sido canalizados para fomentar o emprego em vez de se terem construído estádios de futebol por ocasião do Euro 2004?!

Em xeque

Imagem
  Depois de António Oliveira ter dito que quem manda na Federação Portuguesa de Futebol é uma empresa que actua na área da comercialização de direitos televisivos, é agora a vez de  Luiz  Felipe  Scolari  contar que era um presidente de um clube de futebol que influenciava as escolhas dos jogadores para representarem a selecção portuguesa. Como dizem os brasileiros, algumas pessoas merecem o xadrez, por todas as manigâncias desportivas que efectuaram, mas neste tabuleiro português joga-se em liberdade, à descarada. Na torre, o bispo e os peões  cumprem o seu abnegado papel e ajudam a dirigir com mestria o futebol  português já que o órgão destinado a essa tarefa está em constante xeque.