Mensagens

Cromofóbicos

Imagem
Se os deputados do Chega querem continuar a fazer figuras tristes no Parlamento usando cravos verdes e pretos na lapela, por ocasião das cerimónias do 25 de Abril, é melhor ficarem em casa no próximo ano. Parecem aqueles complexados com a cor vermelha que dizem ter sangue azul ou não suportam ver o Pai Natal vestido de vermelho e branco. Para esses cromofóbicos que têm medo da cor, que têm um transtorno que só permite ver o mundo a cinzento desbotado ou um daltonismo que não enxerga o facto de um golpe militar ter-se transformado numa celebração popular apartidária, fico admirado como tais personagens ainda não se lembraram de criar uma petição para retirar a cor vermelha da bandeira portuguesa!

Alienados da bola

Imagem
Numa estação de metro do Porto, em hora de ponta, a composição chega sobrelotada e as pessoas aglomeram-se para entrar. É dia de jogo de futebol, os futeboleiros e desocupados são tantos que quem trabalhou o dia inteiro não consegue regressar a casa e tem de esperar pelo próximo veículo. Quem conseguiu entrar e transformou-se numa sardinha em lata, ouve a conversa típica dos alienados que gravita à volta da bola. Nem uma palavra sobre a guerra no Médio Oriente que encareceu o gasóleo em 49 cêntimos e a gasolina em 26,5 cêntimos, nem uma exclamação sobre os aumentos significativos nos preços que afecta o poder de compra das famílias ou uma manifestação sobre o impacto do custo da energia na economia. O que importa é o golo de logo à noite e a táctica do mister contra a inflação!

Porto Seguro

Imagem
Os resultados das últimas eleições presidenciais levaram a democracia até um porto Seguro, apesar de muitos "marinheiros de água doce" prometerem outras rotas, no ponto mais distante, à direita. Sabemos que é um refúgio temporário, cada vez mais existem tempestades populistas e correntes fortes originadas por ventos de Oeste que ameaçam o navio. Aproveitemos este tempo de escala, segurança e estabilidade dada pelo novo comandante com sentido de Estado para preparar uma nova viagem por mares tortuosos, sabendo que os piratas modernos estão sempre à espreita, prontos a desrespeitar as liberdades fundamentais e a subverter a democracia. 

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és

Imagem
O provérbio de Goethe, "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és", adequa-se perfeitamente a Ronaldo. Depois de ter elogiado Donald Trump, "porque ele é um dos tipos que pode fazer com que coisas aconteçam", foi recebido na Casa Branca, tendo jantado ao lado do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, o responsável pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018, dentro do consulado saudita, em Istambul, conforme um relatório dos serviços secretos americanos. O repasto serviu para homenagear o fidalgo de um regime onde as mulheres são tratadas "abaixo de cão", não podendo ir ao médico sem a presença de um "guardião", em que o consentimento masculino é necessário para abrir uma conta bancária, onde as mães que se divorciam dos seus maridos não podem obter a guarda dos filhos, no lugar em que existe polícia religiosa e que, até há pouco tempo, as mulheres não podiam conduzir, tudo isto branqueado pelos milhões do futebol saudita que os parolos...

Pais disciplinadores da arbitragem

Imagem
Antigamente, os árbitros fugiam dos jogadores do FCP, exemplo dado por José Pratas a correr em pânico perseguido por uma série de atletas "azuis e brancos", numa finalíssima da Supertaça, em 1991/1992. Depois, viajaram para o Brasil, como foi o caso de Carlos Calheiros, com a factura a ser debitada pela agência ao FCP, por engano. Mais tarde, passaram a ser recebidos em casa do antigo presidente do FCP, no célebre encontro com o árbitro Augusto Duarte, facto confirmado no processo "Apito Dourado". Agora, usam métodos mais "nobres", talvez por o actual presidente do FCP ser aristocrata, colocando uma televisão no balneário da equipa de arbitragem a transmitir, de forma repetida e contínua, lances polémicos, numa espécie de pais disciplinadores da arbitragem, de forma a constranger o juiz da partida. Não deixa de ser irónico o facto da televisão não poder ser desligada, quando sabemos que existe uma tomada eléctrica no Estádio do Dragão que costuma estar se...

Predadores narcísicos

Imagem
Gabriel Mithá Ribeiro, ex-vice-presidente do Chega e antigo deputado da Assembleia da República, disse que André Ventura tem uma patologia a nível mental e que é "um predador narcísico incurável." O tudólogo do Observador defensor do nacionalismo, diz que o racismo deixou de existir no século XXI - menos quando foi rejeitado como vice-presidente da Assembleia da República. No passado,  bajulava o "pai fundador do Chega", que ele era "a cura de uma sociedade mentalmente doente", mas agora afinal é um "demónio vingativo" irracional, tóxico, autoritário, frio e irresponsável. Zangando-se as comadres, sabem-se as verdades de um partido cheio de incongruências, paradoxos, contradições, vinganças, enxameado de oportunistas, de pessoas pouco recomendáveis, de populistas psicóticos desejosos de poder numa guerra de "fachos", perdão, de tachos. 

De regresso à normalidade

Imagem
As eleições autárquicas de 2025 sustentaram o PSD como força política dominadora em Portugal, mas com o PS em recuperação, depois do desastre das legislativas que levou à demissão de Pedro Nuno Santos. O bipartidarismo regressou à normalidade pintando o país de laranja e vermelho, e o Chega, partido que propunha reconquistar o Algarve ao estilo de D. Afonso III, ganhou "estrondosamente" três pequenas câmaras, ficando atrás da CDU e do CDS-PP. O partido de André Ventura teve menos de metade dos votos das legislativas, confirmando que é um partido de protesto, de revoltados, que se extinguirá com o tempo, à semelhança do BE. Por fim, em Viseu, o "Cavaquistão" implodiu, e mais a norte, Manuel Pizarro revalidou o título de eterno perdedor "à moda do Porto".