Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2008

Lembrar Sá Carneiro

  Por ocasião do 28º aniversário da trágica morte de Francisco Sá Carneiro seria interessante meditar como estaria Portugal se esse grande pilar da social-democracia tivesse vivido. Mais importante saber a que partido pertenceu e as alianças que fez, é observar a sua ideologia democrática: igualdade de oportunidades, diminuição das injustiças sociais, a solidariedade e o seu discurso político cordial - enfim, um carácter exemplar. Dizia este grande estadista que "a política sem ética é uma vergonha", e, transcrevendo para os nossos dias, é mesmo verdade. E se analisássemos a oposição feita ao Governo pelo actual partido criado por Sá Carneiro esta seria amorfa, totalmente desvirtuada dos ideais reformistas preconizados pelos seus fundadores. Fica a impressão que se o dia 4 de Dezembro de 1980 não tivesse existido poderiamos estar não na cauda da Europa mas em melhor conjuntura sócio-económica.