Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2016

Eu, europeísta, me confesso

Imagem
Anestesiados por um Campeonato Europeu de Futebol, por discussões histéricas sobre a justificação em lançar um microfone de um repórter para um lago, o Reino Unido  tratou de sair sorrateiramente da União Europeia. Eu, europeísta, confesso que acreditava neste projecto, mas ultimamente a União Europeia transformou-se numa espécie de Torre de Babel onde ninguém se entende. Acho que mais países vão abandonar o barco que se afunda à medida que é dirigido por tecnocratas disciplinadores, pouco importados com o prometido crescimento económico, prosperidade e emprego, atormentados por ultranacionalistas, por conservadores populistas , pela extrema direita anti-migrante ou simplesmente por cidadãos apavorados. 

Quem não chora não mama

Imagem
  Parece que alguns municípios  da Área Metropolitana do Porto se recusaram a assinar o vínculo com o Governo referente à negociação de fundos comunitários para áreas urbanas, até houve um autarca que falou em "roubo do século". Mas, como se diz que "quem não chora não mama", um quarteto logo tratou de fazer uma negociação particular com um membro do Governo, à revelia dos critérios comunitários, redistribuindo as verbas destinadas ao Norte. Para estes oponentes o Norte é somente o seu umbigo, é a área de Gondomar, Matosinhos, Porto e Gaia, desprezando os restantes municípios da região , porventura mais necessitados. Por isso, quando se disserem regionalistas e atacarem Lisboa, não os levem a sério, são apenas egoístas, uma espécie de eucaliptos que secam outros concelhos à sua volta.