Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2017

Glória ao vencedor, honra aos vencidos

Imagem
  Acabada a época futebolística em Portugal é hora de glorificar o vencedor e honrar os vencidos. Convém também recordar que  não há memória dum vencedor ter sido tão vilipendiado pelos dois principais rivais chegando ao ponto de estes terem consumado uma aliança. Valeu tudo, primeiro foi a insinuação dos vouchers, como se a UEFA não reconhecesse que as lembranças de cortesia a árbitros são normais, depois a "cartilha", como se os comentadores e adeptos do Benfica fossem os únicos a receber informação do seu clube. Das violação de emails, das inúmeras lesões musculares que afectaram o plantel até ao ataque às claques ilegais do clube, como se as "legais" fossem sinónimo de urbanidade, surge o último estertor - o vídeoárbitro - o instrumento milagroso que iria restituir troféus a dragões e leões ironicamente proporciona o último título da época ao Benfica!     

Habemus tetra

Imagem
  Nunca a expressão dos três "F´s" fez tanto sentido como no Sábado passado. A visita do Papa, a vitória de Portugal no festival da Eurovisão e o tetracampeonato do Benfica mexeram com as crenças e a auto estima dos portugueses. Uns saltaram por Jonas, uns rezaram por Francisco e outros berraram por Salvador. Que me perdoe o cantor mas eu não posso amar pelos últimos dois. Que me perdoe o Papa mas as minhas preces foram somente para a canonização do Jonas, a minha fé só dava para o "tetra e seis". Peço apenas uma última aparição, um milagre para todos os "cegos" enxerguem que o Benfica afinal é um justo vencedor desta Liga e é imune às queixinhas, à inveja e ao despeito.

Baralhar e voltar a dar

Imagem
Durou algum tempo esta espécie de gerigonça política que esteve no executivo da Câmara do Porto, mas quando um casamento entre a esquerda interesseira e a direita "independente" nasce torto, só pode acabar em divórcio. Imagine-se, Manuel Pizarro a candidatar-se em cima do joelho contra um colega de vereação, a combater na rua quem lhe deu pelouros e partidarite amiga. Mas quando pensava que a cisão entre estes dois políticos era insanável, Rui Moreira volta a baralhar e a dar dizendo que não fecha a porta a uma nova aliança, como em 2013, caso a "geografia eleitoral" o justifique, num espectáculo digno dos melhores contorcionistas da história política que apenas tiveram um amuo!

Não te afundes com a baleia

Imagem
  No meu tempo, o jogo da baleia azul era judiar a gorduchinha da sala de aula que se vestia daquela cor. Palavras como o suicídio juvenil e auto mutilação soavam estranho, pois tínhamos o MacGyver que nos desenrascava de qualquer missão, o Crockett e o Tubbs que nos impediam de ter algum vício tóxico e a esquadra de Hill Street para nos proteger de qualquer experimentação. Os pais reuniam a família para verem o humor anti-depressivo do Herman e participavam na construção da nossa identidade. Havia música inspiradora, o ioiô, havia Allo Allo, o estabilizador do humor, dois adoráveis ET´s que vieram elevar a auto-estima de todos, e, imagine-se, até um Barco do Amor. Apesar dos problemas próprios da adolescência, do maldito acne, dos conflitos com gerações mais velhas, elas queriam ser o Modelo, eles o Detective, que nos dava jeito no mundo actual onde o lixo se propaga online, nas redes sociais, na televisão e ataca jovens fragilizados.