Chamem-me saudosista


 


Morreu o argumentista e produtor britânico David Croft, co-autor de "Alô Alô", série exibida na RTP há uns anos atrás e que retratava através do humor o dia-a-dia de René, dono de um café francês ocupado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, também existem alguns que fazem o papel da Resistência francesa, combatendo o lixo televisivo refém das audiências, conteúdos de aspecto duvidoso, "reality shows" de corpos moldados pelo ginásio, inchados pelos esteróides e revestidos a silicone.  A geração "amorangada" e mimada, sem referências, não sabe o que perde ao ignorar os anos oitenta, fundamentalmente programas de qualidade feitos em português e séries infantis e de humor como "O Tal Canal", "Sabadabadu", "O Passeio dos Alegres", a "Rua Sésamo" e  "Os Amigos do Gaspar".


 

Comentários

  1. Acho que também sou saudosista.
    "Allo, allo" foi das melhores séries que já passaram na televisão portuguesa. Ainda hoje revejo episódios com verdadeiro prazer.

    ResponderEliminar
  2. Bem lembrado. A melhor série de humor que alguma vez passou em Portugal. Mesmo incluindo o Seinfeld. Simples, mas terrivelmente eficaz. E com uma coragem do tamanho do mundo, para gozar com semelhante tema.

    ResponderEliminar
  3. Bom amigo e sr. Dylan: ainda bem que toca neste assunto: a série que foca era uma série fabulosa da qual eu não me lembro de ter falhado de ver qualquer dos seus episódios. Na verdade, compará-la com o lixo que hoje é exibido pelas televisões de agora, não passa de uma blasfémia!

    ResponderEliminar
  4. http//gandamalukko.blogspot.com8 de outubro de 2011 às 04:51

    Ola Dylan,

    subscrevo inteiramente o teu artigo. De facto, os anos 80 tiveram o melhor que se pôde ver relativamente às séries que passavam na RTP.

    Também tenho saudades desses tempos e de bons programas de humor.

    As gerações de hoje veem programas de plástico e que não trazem nenhum acrescento à cultura deles.

    Daqui a 20, 30 anos que programas de TV com qualidade irão eles falar?

    Abraço
    Luís

    ResponderEliminar
  5. tudo séries que fazem parte do meu imaginário. o Alô Alô era e continua a ser uma referencia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói