Chamem-me saudosista
Morreu o argumentista e produtor britânico David Croft, co-autor de "Alô Alô", série exibida na RTP há uns anos atrás e que retratava através do humor o dia-a-dia de René, dono de um café francês ocupado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, também existem alguns que fazem o papel da Resistência francesa, combatendo o lixo televisivo refém das audiências, conteúdos de aspecto duvidoso, "reality shows" de corpos moldados pelo ginásio, inchados pelos esteróides e revestidos a silicone. A geração "amorangada" e mimada, sem referências, não sabe o que perde ao ignorar os anos oitenta, fundamentalmente programas de qualidade feitos em português e séries infantis e de humor como "O Tal Canal", "Sabadabadu", "O Passeio dos Alegres", a "Rua Sésamo" e "Os Amigos do Gaspar".
Acho que também sou saudosista.
ResponderEliminar"Allo, allo" foi das melhores séries que já passaram na televisão portuguesa. Ainda hoje revejo episódios com verdadeiro prazer.
Bem lembrado. A melhor série de humor que alguma vez passou em Portugal. Mesmo incluindo o Seinfeld. Simples, mas terrivelmente eficaz. E com uma coragem do tamanho do mundo, para gozar com semelhante tema.
ResponderEliminarBom amigo e sr. Dylan: ainda bem que toca neste assunto: a série que foca era uma série fabulosa da qual eu não me lembro de ter falhado de ver qualquer dos seus episódios. Na verdade, compará-la com o lixo que hoje é exibido pelas televisões de agora, não passa de uma blasfémia!
ResponderEliminarOla Dylan,
ResponderEliminarsubscrevo inteiramente o teu artigo. De facto, os anos 80 tiveram o melhor que se pôde ver relativamente às séries que passavam na RTP.
Também tenho saudades desses tempos e de bons programas de humor.
As gerações de hoje veem programas de plástico e que não trazem nenhum acrescento à cultura deles.
Daqui a 20, 30 anos que programas de TV com qualidade irão eles falar?
Abraço
Luís
tudo séries que fazem parte do meu imaginário. o Alô Alô era e continua a ser uma referencia.
ResponderEliminar