A irreverência das palavras
José Saramago não era menos português por não pôr a bandeira à janela na véspera de um evento desportivo. Acima de tudo, a sua essência era ibérica. Convém dizer que só saiu de Portugal devido à ostracização de Sousa Lara, comprovada agora com o episódio político revisionista da não presença de Cavaco Silva no seu funeral. "Viagem a Portugal" é reflexo de amor e do encantamento que sentia pelo país, pela sua beleza e cultura, pela classe trabalhadora, espelhada na sua identidade, mesmo que isso significasse ir contra a ideologia do seu partido, contra a maioria religiosa, contra o politicamente correcto. Para o seu espírito inconformado, a morte é pouco relevante. Como diria Saramago, "o fim duma viagem é apenas o começo de outra".
Assino por baixo... em cada palavra.
ResponderEliminarNas que se referem a Saramago, e nas que se referem à vida, inscritas ali em cima...
Kisses
Saramago, também conhecido por ERVA DANINHA, como o chamava o jornalista JOAO COITO, era um IMBECILÓIDE.
ResponderEliminarMorreu?
Boa viagem.
Ando aqui já há muitos anos e, se calhar o Dylan ou quem o aplaude, não sabem da missa a metade.
DIARIO DE NOTICIAS.....sabem o que se passou lá, quando esta NOJENTA figura tomou conta daquilo?
Expulsou de lá 24 jornalistas só porque não eram comunistas!!!!
Um deles até se suicidou com o desgosto.
PREMIO NOBEL?
Sabem o que ele disse a respeito deste prémio 4 anos antes do o receber? (pensava que nesse ano o ganharia...)
ESCRITOR?????
Mas ele sabia mesmo escrever???
Segundo me dizem PORQUE NUNCA LI, NÃO LEIO E NUNCA VOU LER, o homem dá-se muito mal com a pontuação e a falta de uma virgula no lugar certo, muda muitas vezes o tema que se está a versar.
Um comunista confesso que nunca reprovou nada do que se passou na União Soviética!!!!
O Cavaco fez o que tinha a fazer.
Há dias morreu outro escritor (de que me não lembra o nome agora) e não fizeram todo este espalhafato.
Não faz cá falta nenhuma.....deixem-no ir!!!
ResponderEliminare viva a cultura
nasce por dentro
reflecte-se por fora
a cada minuto como este de agora
Saramago Cella e outros tantos
não serão dos meus espantos
cabem mais e uns quantos....
feliz noite
Dylan, não me vou alongar em repetições... sabes que não simpatizo mesmo nada com a figura, mas reconheço-lhe o mérito literário, apesar de gostar de uns livros e de ter detestado outros (dos que li).
ResponderEliminarQuantos blogs, obrigada pelo link
ResponderEliminarBjos
Obrigado!
ResponderEliminara atitude do nosso presidente foi infeliz, de facto, para não dizer insultuosa. infelizmente, meu amigo, o provincianismo é matéria que gruda e não sai nem com pedra-pomes.
ResponderEliminartal facto está bem patente no comentário do "senhor?" viriato. o episódio do diário de notícias é uma mancha bem negra no percurso pessoal de saramago (como, aliás, mtas das acções que se tomaram no prec), mas não devemos confundir a obra com o homem. possivelmente, o "senhor?" viriato admira muitos escritores (possivelmente aqueles que lhe dizem serem bons), ou personagens da história mundial que foram uns autênticos escroques na sua vida pessoal.