A irreverência das palavras









 


José Saramago não era menos português por não pôr a bandeira à janela na véspera de um evento desportivo. Acima de tudo, a sua essência era ibérica. Convém dizer que só saiu de Portugal devido à ostracização de Sousa Lara, comprovada agora com o episódio político revisionista da não presença de Cavaco Silva no seu funeral. "Viagem a Portugal" é reflexo de amor e do encantamento que sentia pelo país, pela sua beleza e cultura, pela classe trabalhadora, espelhada na sua identidade, mesmo que isso significasse ir contra a ideologia do seu partido, contra a maioria religiosa, contra o politicamente correcto. Para o seu espírito inconformado, a morte é pouco relevante. Como diria Saramago, "o fim duma viagem é apenas o começo de outra".

Comentários

  1. Assino por baixo... em cada palavra.

    Nas que se referem a Saramago, e nas que se referem à vida, inscritas ali em cima...

    Kisses

    ResponderEliminar
  2. Saramago, também conhecido por ERVA DANINHA, como o chamava o jornalista JOAO COITO, era um IMBECILÓIDE.

    Morreu?
    Boa viagem.

    Ando aqui já há muitos anos e, se calhar o Dylan ou quem o aplaude, não sabem da missa a metade.
    DIARIO DE NOTICIAS.....sabem o que se passou lá, quando esta NOJENTA figura tomou conta daquilo?
    Expulsou de lá 24 jornalistas só porque não eram comunistas!!!!
    Um deles até se suicidou com o desgosto.

    PREMIO NOBEL?
    Sabem o que ele disse a respeito deste prémio 4 anos antes do o receber? (pensava que nesse ano o ganharia...)

    ESCRITOR?????
    Mas ele sabia mesmo escrever???
    Segundo me dizem PORQUE NUNCA LI, NÃO LEIO E NUNCA VOU LER, o homem dá-se muito mal com a pontuação e a falta de uma virgula no lugar certo, muda muitas vezes o tema que se está a versar.

    Um comunista confesso que nunca reprovou nada do que se passou na União Soviética!!!!

    O Cavaco fez o que tinha a fazer.
    Há dias morreu outro escritor (de que me não lembra o nome agora) e não fizeram todo este espalhafato.

    Não faz cá falta nenhuma.....deixem-no ir!!!

    ResponderEliminar

  3. e viva a cultura
    nasce por dentro
    reflecte-se por fora
    a cada minuto como este de agora

    Saramago Cella e outros tantos
    não serão dos meus espantos

    cabem mais e uns quantos....

    feliz noite

    ResponderEliminar
  4. Dylan, não me vou alongar em repetições... sabes que não simpatizo mesmo nada com a figura, mas reconheço-lhe o mérito literário, apesar de gostar de uns livros e de ter detestado outros (dos que li).

    ResponderEliminar
  5. Quantos blogs, obrigada pelo link
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. a atitude do nosso presidente foi infeliz, de facto, para não dizer insultuosa. infelizmente, meu amigo, o provincianismo é matéria que gruda e não sai nem com pedra-pomes.
    tal facto está bem patente no comentário do "senhor?" viriato. o episódio do diário de notícias é uma mancha bem negra no percurso pessoal de saramago (como, aliás, mtas das acções que se tomaram no prec), mas não devemos confundir a obra com o homem. possivelmente, o "senhor?" viriato admira muitos escritores (possivelmente aqueles que lhe dizem serem bons), ou personagens da história mundial que foram uns autênticos escroques na sua vida pessoal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói