Castração cultural
Penso que os recentes aumentos para o acesso a museus e outros monumentos geridos pelo Estado é uma castração cultural, num país demasiado "futebolizado" e enredado em novelas televisivas. Bem sei que, comparando os preços com países como a França e a Espanha, a diferença não é muita, o problema é o nosso nível de vida ser mais modesto, ainda para mais numa época de recessão económica. E se a desculpa para esse aumento for as recentes intervenções de qualificação em alguns monumentos, uma breve deambulação pelo país demonstra a incúria dos governantes perante tanto património votado ao abandono e que envergonha a nossa extraordinária herança cultural.
Podes crer, Dylan. Acontecem tantas coisas neste país que nos deixam a todos tremendamente intrigados. Afinal, o 25 de Abril já aconteceu há 36 anos e pelos vistos continua muita gente insatisfeita com tanta coisa...
ResponderEliminarCaro Dylan: assino por baixo. Ainda um dia destes fui visitar um monumento e, como me cobraram os olhos, sem mesmo aquela atenção que faziam para a velhada, verifiquei que os bilhetes tinham subido e de que maneira. Claro que dos outros países não tenho conhecimento porque, essencialmente, a não ser aqui á vizinha Espanha, não os visito. Mas, como diz e bem, o nosso nível de vida é bem mais baixo do que o da generalidade de outros países conhecidos. Cumprimentos!
ResponderEliminarVelhada? Não me parece. O Rivus até pode ter uma idade avançada mas é uma das escritas mais revigorantes que leio. A culpa é do Alvarinho - suspeito que terá propriedades extra-sensoriais...
EliminarAbraço.
Que esperar num país em que foi criada uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional da Cultura!?
ResponderEliminar