O sonho americano
Com a morte do senador Edward Kennedy, fechou-se mais um capitulo da dinastia política desta família, marcada pela tragédia e os escândalos, mas mais importante, modelo do idealismo e da concepção do sonho americano.
Todos os irmãos foram expoentes do liberalismo norte-americano, partilharam o mesmo legado: a democracia, inclusive morreram em nome dela. A ambição política progressista era correspondida com triunfos retumbantes, dados pelas minorias sem voz, pelos imigrantes e injustiçados, no fundo, a possibilidade de todos acreditarem novamente na América, pelas mãos de três grandes estadistas.
Inteiramente de acordo, estes irmãos fizeram muito pelo Mundo em que vivemos hoje, que seria forçosamente diferente, e acredito para pior, sem eles.
ResponderEliminarFicam a memória e os ensinamentos.
Foi realmente um sonho que não passou disso. Os homens desta família foram vitimas desse sonho, que incomodava a muita gente, inclusive a alguns desses imigrantes que mencionas no teu texto.
EliminarMas sim, tiveram um papel fundamental na politica americana e internacional.
Diz-se nos "bastidores" que alguém jurou um dia que mais nenhum Kennedy seria Presidente...
Com ou sem fundamento, certo é que foi uma família assolada por escândalos e por desgraças.
Acredito que a América e o mundo teriam conhecido outro rumo, se esta família tivesse permanecido mais tempo na sala oval.
Excelente e oportuno comentário sobre este modelo de dinastia politica dos americanos.
ResponderEliminarO que mais nos impressiona é o apoio, a crença e esperança dos cidadãos americanos em seu País e em seus estadistas, correspondida com os tais triunfos retumbantes...
Vou postar em nosso blog, ok
Abraço!
Marilia
Dylan, vim retribuir sua visita e agradecer a sua preciosa contribuição.
ResponderEliminarSaudações brasileiras.
http://inteirativa.blogspot.com/
A única coisa boa que eu guardo do Kennedy, o ex-presidente americano, e sem querer estar a puxar a sardinha para a minha brasa, é o facto de ele ter sido o primeiro presidente católico dos EUA. Kennedy é um nome bem irlandês, diga-se de passagem.
ResponderEliminarQuanto à sua presidência, pouco posso opinar, pois não sou desse tempo.
O mundo não seria o mesmo sem eles e é pena que tenha sido uma dinastia sem sucessão...
ResponderEliminarFico por aqui a ouvir os Soft Cell ;)
Abraço
PS. É complicado comentar aqui :)