O sonho americano


 


Com a morte do senador Edward Kennedy, fechou-se mais um capitulo da dinastia política desta família, marcada pela tragédia e os escândalos, mas mais importante, modelo do idealismo e da concepção do sonho americano.


 


Todos os irmãos foram expoentes do liberalismo norte-americano, partilharam o mesmo legado: a democracia, inclusive morreram em nome dela. A ambição política progressista era correspondida com triunfos retumbantes, dados pelas minorias sem voz, pelos imigrantes e injustiçados, no fundo, a possibilidade de todos acreditarem novamente na América, pelas mãos de três grandes estadistas.

Comentários

  1. Inteiramente de acordo, estes irmãos fizeram muito pelo Mundo em que vivemos hoje, que seria forçosamente diferente, e acredito para pior, sem eles.
    Ficam a memória e os ensinamentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi realmente um sonho que não passou disso. Os homens desta família foram vitimas desse sonho, que incomodava a muita gente, inclusive a alguns desses imigrantes que mencionas no teu texto.
      Mas sim, tiveram um papel fundamental na politica americana e internacional.

      Diz-se nos "bastidores" que alguém jurou um dia que mais nenhum Kennedy seria Presidente...
      Com ou sem fundamento, certo é que foi uma família assolada por escândalos e por desgraças.

      Acredito que a América e o mundo teriam conhecido outro rumo, se esta família tivesse permanecido mais tempo na sala oval.



      Eliminar
  2. Excelente e oportuno comentário sobre este modelo de dinastia politica dos americanos.

    O que mais nos impressiona é o apoio, a crença e esperança dos cidadãos americanos em seu País e em seus estadistas, correspondida com os tais triunfos retumbantes...

    Vou postar em nosso blog, ok

    Abraço!
    Marilia

    ResponderEliminar
  3. Dylan, vim retribuir sua visita e agradecer a sua preciosa contribuição.

    Saudações brasileiras.

    http://inteirativa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. A única coisa boa que eu guardo do Kennedy, o ex-presidente americano, e sem querer estar a puxar a sardinha para a minha brasa, é o facto de ele ter sido o primeiro presidente católico dos EUA. Kennedy é um nome bem irlandês, diga-se de passagem.
    Quanto à sua presidência, pouco posso opinar, pois não sou desse tempo.

    ResponderEliminar
  5. O mundo não seria o mesmo sem eles e é pena que tenha sido uma dinastia sem sucessão...

    Fico por aqui a ouvir os Soft Cell ;)

    Abraço

    PS. É complicado comentar aqui :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói