Desunir

unir-autocarros-1.jpg


Era uma vez uns burocratas de secretária que nunca andaram de transportes públicos e resolveram regulamentar e distribuir esse serviço de passageiros pelos municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), desprezando os antigos operadores privados. A rede Unir prometia mobilidade aos cidadãos, mas com o passar do tempo transformou-se em Desunir: atrasos, carreiras por cumprir, supressão de horários e falta de informação, infernizando a vida de muita gente. Uma associação de municípios de direito público não pode dividir autarquias nem criar assimetrias regionais entre territórios da mesma área.

Comentários

  1. Está muito errado ou não passa de um desinformador apoiante do Chega!
    OS OPERADORES PRIVADOS SÃO OS MESMOS!!!!
    Se se der ao trabalho de olhar para os novos autocarros, vai ver que a designação UNIR está por cima do nome da operadora/concessionária de transportes que é proprietária daquele autocarro. O mesmo se comprar bilhete numa máquina da operadora, vai lá encontrar a designação e NIF da operadora de transportes que conhecia.
    O maior problema é mesmo que as operadoras tiveram de aumentar a cobertura e os horários. Com tantas baixas e baldas (de alguns motoristas que também trabalham para a UBER) ficam a faltar carreiras. Fizeram horários em que o autocarro demora 75 minutos, da partida à chegada, só que em dias de trânsito, demora 90 minutos. Depois há sindicatos que defendem que se o autocarro está atrasado 15 minutos, a carreira é suprimida e o condutor pode fazer o que quiser até ao seu próximo horário de partida (incluindo entregar o autocarro e ir para outro lado), suprimindo 2 carreiras. Nisto sim tem toda a razão mas, a culpa não é da UNIR, é de cada operador/concessionário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, chamar-me apoiante do Chega é um insulto, mas mesmo que o fosse, não sei o que isso tem a ver com este post. Só alguém muito desinformado é que diz que "os operadores são os mesmos". Nem vou perder tempo a enumerar os novos operadores (sei que duas são espanholas; vá procurar informação), pergunto-lhe apenas: onde para a Gondomarense, a Valpi, a Transdev e a Pacense? Se mesmo assim não chegar à conclusão óbvia, vá consultar a quantidade de processos que esses operadores privados moveram contra a AMP. Não perceber, não ver a quantidade de gente insatisfeita com os serviços da rede Unir em todos os concelhos da AMP - inclusive com manifestações
      https://www.verdadeiroolhar.pt/se-os-problemas-se-mantiverem-vamos-parar-a-unir-em-paredes-utilizadores-manifestaram-se-hoje-junto-a-camara/
      - é cegueira ideológica!

      Eliminar
  2. Na região de Lisboa, parece ter dado bons resultados.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói