Que grande "trinta-e-um"

A Finlândia tornou-se o 31.º estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), é caso para dizer, mas que grande "trinta-e-um" para a Rússia em forma de derrota geoestratégica. Graças ao espírito belicista e ameaçador de Putin, a Rússia sentirá o bafo da NATO nos mais de 1300 quilómetros de fronteira com a Finlândia, precisamente um dos motivos, o seu alargamento, que alegou para invadir a Ucrânia. Seguir-se-á a adesão da Suécia, outro país que manteve um estatuto de neutralidade durante décadas, o que leva a questionar se a Rússia continuará a ser forte com os fracos e fraca com os fortes.
É difícil prever o desfecho desta guerra.
ResponderEliminarMas o Putin está condenado ao fracasso, mesmo que a ganhe militarmente.
Vai ser a desgraça da Rússia.
Já não há China que lhe valha.
A Rússia de Putin tem os dias contados.
ResponderEliminar«Este blog tem comentários moderados.»
ResponderEliminarSendo escrito por um pró-NATO, duvido que seja a favor da verdade e da liberdade de expressão, mas cá vai a minha tentativa:
1) Ucrânia era Democracia pacífica até 2014
2) em 2014 os NAZIS com apoio de €Urofanáticos e interferência ilegal dos EUA, sofreu golpe que acabou com a Democracia, com a Liberdade, e com a Paz
3) guerra civil foi iniciada por quem glorifica nazismo, com bobmardeamentos contra civis do Donbass
4) pessoas da Crimeia, Russo ou pro-Russos, exerceram o seu DIREITO HUMANO à AutoDeterminação, num referendo cujas sondagens posteriores (até ocidentais) confirmam que teve resultados representativos, ou seja, foi democrático.
5) Houve muitos no Sul+Este da Ucrânia a manifestar-se contra golpe Maidan, na metade da Ucrânia chamada Novorússia, de Odessa até Kharkov, e alguns até queriam independência.
6) Mas em nome da paz do povo irmão no país vizinho, a Rússia recusou até a independência do Donbass e promoveu os acordos de Minsk, para evitar que morresse mais gente na guerra provocada pelo Ocidente
7) hoje sabemos (por Merkel e Hollande) que tais acordos foram usados pelos Nazis e pela NATO só para ganhar tempo e se armarem
8) relatórios da OSCE provam que guerra re-começou a 16-Fevereiro-2022, com concentração de tropas da ditadura UkraNazi na frente do Donbass, e com massivos bombardeamentos contra civis de Donets e Lugansk
9) de 16 a 23 de Fevereiro continuou esta vergonha, com apoio do regime genocida ocidental, e omissão da "imprensa livre" ocidental ATÉ HOJE!
10) Rússia finalmente perdeu a paciência, e a pedido do povo que vive no Donbass, e pensando no povo que vive na Crimeia, decidiu usar intervir ao abrigo do artigo 51 da ONU, para travar a agressão que já estava a decorrer e corria o risco de ser um genocídio de milhões de pessoas, desde Russos étnicos a viver na Ucrânia, até a Ucranianos pró-Russos.
Estes sãos os factos.
Que a Finlândia minta ao seu povo de forma a juntar-se oficialmente (pois mesmo "fora da" NATO já tinha ajudado nas invasões do Iraque, Afeganistão, etc), é só mais um vergonha a juntar às restantes. Nos anos 40 foi Mannerheim, agora foi Marin (entretanto demitida pelo povo). Mas de ambas as vezes, o aperto de mão da Finlândia foi com o regime naZionalista genocida. Erro histórico de ambas as vezes. O futuro o confirmará.
Para o resto da Europa, antes tinha boas relações com quem lhe vendia energia e cereais baratos, e só pedia o fim da expansão da NATO. Agora tem mais armas dos EUA, inflação, armas nucleares na Bielorrússia, e é resto do Mundo vê-a como vassala dos EUA e aliada de Nazis. Mas há quem diga que estamos "melhor"... Enfim, os cegos também têm direito a opinião.
Nesse pontos os bafos são recíprocos. Não vejo em que isso aumenta a segurança do Mundo em geral e da Europa em particular.. Foi formalizado mas esse cenário há muito que foi desenhado e praticado. Aproximação a leste com bases e equipamentos, campos de treino. É de facto uma luta antiga entre potências geo-estratégicas. Só um cego não vê que o mundo jamais será igual e pensar que um bloco, seja ele qual fôr vencerá o outro, ou é mal informado ou tem pouco senso. Os bafos são maus, venham de onde vierem e nesta corrida não há vitórias. Isto não significa que sou favorável a qualquer um dos lados, porque não sou! Não forcem potências militares, especialmente nucleares a desequilibrarem o jogo. Como diz Trump e eu não sou nada simpatizante com essa figura, os líderes actuais estão a arrastar o Mundo para uma 3ª Guerra Mundial e com eventual emprego d e armamento atómico. É que Hiroshima e Nagasaki foram um " passeio na praia ", retirando o mau gosto da expressão!
ResponderEliminar