Direito a não votar

absten.jpg


 


O PDA (Partido da Abstenção) voltou a ser o grande vencedor das Eleições Legislativas. Claro que aparecem logo os democratas de ocasião dizendo que o voto devia deixar de ser um direito para se tornar num dever, assim ao estilo do regime norte coreano. Mas em vez de tratarem como criminosos as pessoas que decidem não ir votar, seria importante perceber os motivos para tão elevada abstenção. Não é pelos portugueses estarem desinformados, não é para ir à praia nem tampouco para ver um jogo de futebol, é somente  por não terem confiança nas instituições políticas, pelos maus exemplos, pelas relações perigosas entre a política e outros sectores, por discursos eleitorais agressivos mas vazios, por promessas goradas e expectativas frustradas. Não votar também é um direito de Abril, um protesto, um grito de quem não se identifica com qualquer partido e que não faz de ti pior cidadão nem condena ninguém à fornalha do inferno. 

Comentários

  1. De acordo, com a opinião.
    Mas acho que devemos todos votar! Houve em tempos quem lutasse para que isto fosse possível. Podem e devem mostrar o vosso descontentamento mas votem, nem que seja em branco.
    Abc

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói