Salvem o rio Tejo

Já não é suportável tamanho problema de saúde pública que se verifica no rio Tejo. A culpa era dos espanhóis, do atrofiamento do caudal do rio e da contaminação radiológica da Central Nuclear de Almaraz. Com as recentes denúncias de cidadãos que difundem vídeos e fotografias nas redes sociais e que inclusive lhes custa processos judiciais, identificaram o problema em território português, a jusante de Vila Velha de Ródão, local onde existem empresas de celulose. Já que as autoridades ambientais submergiram na fossa em que se transformou o rio e que ignoram as queixas de pescadores, agricultores e quem vive da actividade turística, apelava ao interventivo Presidente da República que nunca diz não a umas braçadas na água, que mergulhasse no rio com um fato à prova de bactérias de modo a alertar para esta situação.
Quando vi o vídeo, hoje, fiquei sem palavras.
ResponderEliminarOs assassinos da natureza anda aí.
Vergonhoso.
É realmente vergonhoso que quem pode e deve fazer alguma coisa opte por olhar para o lado e deixar a situação arrastar-se ad aeternum. Não será certamente assim tão difícil identificar a origem do problema, e se não forem tomadas medidas será por falta de vontade política. No nosso país há muito este hábito de dar uma no cravo e outra na ferradura: por um lado incentiva-se (pelo menos aparentemente) a consciência ambiental e apoiam-se (alguns) projectos de protecção (que têm a devida divulgação mediática), e por outro escolhe-se ignorar estas questões quando há interesses económicos consideráveis metidos ao barulho. Ainda temos muito que evoluir...
ResponderEliminar