Capas negras da vergonha
A infeliz tragédia do Meco veio reavivar a discussão sobre as praxes. Mais importante do que debater se esses rituais sobre os caloiros são necessários, é apontar a dedo os fanáticos vingativos que foram humilhados no passado, os veteranos autoritários, as autoridades académicas, a praga de prevaricadores que vem distorcendo o modelo coimbrão. Responsabilize-se as reitorias, os órgãos de gestão destas instituições de ensino, nem que para isso se levantem as fundações das universidades, para assim meia dúzia de sádicos não continuarem a conspurcar o universo académico trajados com as capas negras da vergonha.
Tudo o que aqui dizes é pouco...
ResponderEliminarÉ uma forma aviltante de mostrar superioridade e enxovalhar a dignidade humana.
Eu culpo acima de tudo quem aceita subjugar-se, talvez com a ideia de que num futuro próximo serão eles a fazerem o mesmo.
Repugnante, além dos males físicos e psicológicos que já provocou esta "tradição"...