Asfalto de esperanças
É fácil criticar o anterior governo de José Sócrates com pequenas depurações de ódio mas vazias de conteúdo. Pois aqui elogio a política de acessibilidades para a Região Transmontana e do Alto Douro desse governo com a construção do IC5, que pode libertar do marasmo localidades como Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro, a que se junta, após décadas de espera, a quase totalidade da conclusão do IP2, potenciando o manancial turístico de Vila Nova de Foz Côa. Quando se encerram linhas de caminho de ferro, escolas, tribunais, centros de saúde e anunciam-se falsas promessas de desenvolvimento, quem sabe se este novo tapete de alcatrão seja uma luz no fundo do túnel da interioridade e da desertificação.
Eu nem comento, pois ainda me saltam em cima por andar sempre a dizer que o Sócrates não fez só asneiras...
ResponderEliminarPor favor, João, comenta. Para mim é muito importante a tua opinião ( se bem que já saiba qual é...). Conheces bem o homem, conheces bem essas terras donde vocês são originários.
EliminarBem, agora diz-se por aí que se anda a crucificar o Relvas; mas esses que afirmam isso foram os primeiros e continuam a sê-lo os que ajudaram a crucificar o Sócrates.
EliminarQue Sócrates fez asneiras? Claro que sim!!!
Mas que fez algumas coisas positivas e que mexeram com o sistema, também é verdade.
Quando falo em Sócrates, falo mais alargadamente no seu governo; Maria de Lurdes Rodrigues, por exemplo, trouxe 200.000 professores para a rua, por causa da avaliação; agora, que se está na iminência de um terço dos professores ficarem desempregados, onde estão as manifestações?
Relvas, fez o seu curso com 36 cadeiras "oferecidas" e não se sabe se chegou a fazer os outros 4 exames...pois a culpa é do Mariano Gago!!!
E fico-me por aqui, pois ainda muita coisa se há-de saber sobre o governo de Sócrates, e principalmente deste governo de agora.
Por esta lógica não temos também que agradecer e muito ao grande António de Oliveira Salazar em vez de o demonizarmos única e simplesmente??
ResponderEliminarNão.
EliminarFireHead,
EliminarNão percebi a "lógica", como também não percebo como um jovem inteligente como você continua a idolatrar essa figura que atrasou irremediavelmente o país.
Pois, aqui o "jovem inteligente" não idolatra o Salazar, mas admira-o. Antes ele que os traidores da pátria como o Mário Soares e afins. E olha, há alguém bem mais inteligente que eu e que também o admirava... ele até faleceu há bem pouco tempo... o Dr. José Hermano Saraiva! O Salazar atrasou o país? Desde quando? E como? Fazendo com que não devêssemos nada a ninguém e consumíssemos o que produzíamos? Fazendo com que Angola e Moçambique, essas "províncias ultramarinas" fossem potências africanas logo atrás de África do Sul?
EliminarNão há dúvida que este Portugal abrilesco está um espectáculo, há trabalho para todos, há educação de valor, há segurança nas ruas, uma justiça que até brilha... mas o mais importante mesmo é o facto de termos liberdade (nem que seja para roubar)! E isso é tudo! Enfim, que tristeza...
Sinceramente vindo de si não esperava outra resposta. Obrigado.
EliminarCaro Dylan: tenho um amigo e antigo condiscípulo em Carrazeda de Ansiães que visito pelo menos uma vez por ano e sei muito bem o que passava para lá chegar. Se bem que ainda lá não tivesse ido após a inauguração do IP2, sinto-me, no entanto, muito menos preocupado porque intuo que tal viagem me será agora muito mais fácil de fazer. Subscrevo, dessa forma, tudo o que diz no seu texto.
ResponderEliminarSem dúvida, Rivus. É rápido, cómodo e gratuito! Apanhando a A4, passando Vila Real e já muito perto de Murça, aparece uma placa a dizer "IC5 Miranda do Douro" que rasga o nordeste transmontano. É junto ao Pópulo. Daqui a Miranda do Douro são uns simpáticos 130km que se fazem em uma hora.
EliminarO Salazar fez a ponte 25 de Abril, com benefícios brutais para as duas margens que a separa. Por esta lógica Salazar e criticado injustamente pela sua governação.
ResponderEliminar