Romaria dantesca


 


                                          Foto de Joel Calheiros


 


Sem querer beliscar a fé de cada um, acho que a romaria de São Bartolomeu do Mar, em Esposende, é profundamente retrógada e religiosamente questionável. O "banho santo" transforma-se em "banho traumatizante", num esgar de medo à medida que as crianças de tenra idade são mergulhadas por desconhecidos nas gélidas águas do Atlântico. Nem o maior demónio lembrar-se-ia de tamanha tortura - três vezes - sem misericórdia. Sinistro, no ritual da galinha preta, agradeço aos meus pais livrarem-me deste quadro tão pavoroso que nem Dante ousaria descrever.

Comentários

  1. Nem mais!
    Mesmo quem tenha "fé"... não pode deixar de ver aqui apenas crendice e obscurantismo.

    ResponderEliminar
  2. Será que não haverá criancinhas que ganhem medo de ir ao mar?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói