Metros de dívida
Ao que tudo indica, parece que o Estado português vai pagar à banca dívida de milhões de euros pertencentes à empresa Metro do Porto. Como estamos em época de férias estivais, compreeendo o silêncio dos regionalistas de pacotilha, sempre prontos a levantarem o dedo acusador contra o "centralismo e os gastos de Lisboa". Destes, não é raro encontrar quem misture o futebol, ridicularizando-se a si próprios ao compararem a região onde desagua o Douro com a pujança da Catalunha. Deixem de ser simplórios, o país é pequeno demais para as guerras de protagonismo, e, no final, quem vai tapar o buraco financeiro destas empresas públicas é o contribuinte português através do erário, seja ele do norte ou do sul.
Dylan, vai pagar só a dívida da metro do Porto? Ou as outras? Não vou entrar neste assunto, que é demasiado complexo, mas o centralismo existe, e eu não sei se a regionalização seria melhor ou pior. Mas há quem tenha comparado a Andaluzia e o Alentejo antes e depois da regionalizaçao em Espanha, e tenha concluído que a regionalização só fez bem à região espanhola.
ResponderEliminarSara,
EliminarEu não sou frontalmente contra a regionalização. Sou contra a maneira como a pretendem fazer e, de facto, o modelo espanhol é bem interessante. Conheço bem os dois países para poder dizer que certamente seria benéfico.
O que está aqui em causa não é isso. É a mania de uns certos provincianos nortenhos berrarem contra o despesismo de Lisboa, e depois calarem-se quando acontece o mesmo em empresas públicas do Porto. Não foi só o caso do Metro do Porto. Foram também as derrapagens financeiras da construção da Casa da Música e da ampliação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Esta curiosa espécie de pessoas e "blogueiros" confunde o portuense com o portista, estando-se literalmente a marimbar para as assimetrias regionais. O que eles querem é o seu próprio interesse. A isto chama-se egoísmo.
Compreendo o teu ponto de vista, sem dúvida :)
EliminarMuito bem observado, caro Dylan. Os que depois vão pagar tais desmandos tanto são os do Norte como os do Sul. São também os mesmos que estiveram na corrupção do futebol e que beneficiaram a despropósito o clube deles, o Clube corrupto.
ResponderEliminar