Regresso ao passado
Pensava que já tinha visto tudo no que às privatizações diz respeito. Qual não foi o meu espanto ao ler que uma empresa vai poder cobrar uma espécie de portagem na Alameda D. António Ribeiro, em Braga, durante a noite, um dia por semana, com a aprovação unânime da Câmara local. Sob a capa da dinamização turística, da reabilitação urbana, do interesse público e do chico-espertismo empresarial, regressa-se à Idade Média, onde o feudalismo governava a região, e o povo tinha que pagar ao senhor para atravessar um simples local.
Brada aos céus!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarTrata-se de uma pequena zona de passagem entre duas ruas no centro da cidade que estava completamente abandonada e sendo até perigosa, especialmente à noite, a iluminação era escassa e estava rodeada de armazéns e estabelecimentos comerciais devolutos.
ResponderEliminarEntretanto, dinamizou-se o espaço com o arranjo urbanístico da zona e a abertura de espaços de restauração.
Há animação durante o fim de semana com alguns espectáculos.
O local ficou agradável.
No entanto quando se falou do pagamento de "portagem" nos dias de espectáculos, o assunto foi polémico aqui na cidade, sendo que para agravar a situação constou-se que um dos bares seria do filho do Presidente da Câmara.
Não sei se a decisão foi ou não revogada, tendo-se falado que sim, que seria.
Pessoalmente, sou completamente contra este tipo de estratagema, por muito que me agrade ouvir tocar boas bandas ao vivo. E para agravar a situação criou-se a desconfiança, perfeitamente legítima, que se tratou de uma decisão camarária destinada a favorecer uma pessoa em especial... o filho do edil da cidade, que veria assim o seu espaço com muito mais clientela à custa de animação paga pela população mesmo à porta do estabelecimento...
Pela transparência na gestão da coisa pública seria de muito bom tom que a decisão fosse revogada (caso ainda não o tenha sido) e que os proprietários dos estabelecimentos da zona, se quiserem ter clientela, que paguem eles a animação e não quem quer apenas passar pela rua (mesmo que antigamente poucos se aventurassem a passar por lá, ainda é um espaço público... logo de todos e de acesso livre).
Pronúncia,
EliminarVoltastiiiii!
Confirmo, a sociedade promotora do Projecto (a empresa Lokal Livre) tem o envolvimento do filho do presidente da Câmara.
No entanto, pelas informações que tenho, a oposição encabeçada pelo Dr. Ricardo Rio (PSD) votou inacreditavelmente a favor deste projecto, ao contrário do pai do empresário! Que oposição é esta que permite uma barbaridade deste calibre?! O Mesquitismo estará para durar mais uns anos?...
Um exemplo do caminho que iremos seguir.
ResponderEliminar