Abril, sempre
Não, eu não gosto de ouvir dizer que "antigamente é que era bom", que "as actuais condições económicas e sociais são piores do que há 40 anos." Porque nunca gostei de censura nem da arte de chibar, eu quero que se respeite a alma de homens como Salgueiro Maia, Humberto Delgado e daqueles que foram encarcerados por pensarem de maneira diferente. Eu gosto de ver a emancipação da mulher e do seu novo papel na sociedade, longe do tempo em que o divórcio era um tabu religioso, de olhar para uma escola e ver meninos e meninas a brincarem juntos num recreio, afastados de uma qualquer mocidade portuguesa. Eu gosto de pertencer à comunidade europeia e ter deixado o "orgulhosamente sós", de observar os direitos dos cidadãos à saúde, à educação e ao trabalho. Não questiones se Abril valeu a pena, usufrui da liberdade conquistada como se fosse a coisa mais importante da tua vida.
Amigo, posso concordar contigo em muita coisa, mas nisto não, claramente. E não te podes esquecer de todos os que foram presos depois do 25 de Abril como o Artur Agostinho ou a Amália Rodrigues. Quanto à União Europeia, já faltou mais para fracassar por completo...
ResponderEliminarAmigo,
EliminarCompreendo as tuas ideias como compreendo os muitos excessos que houve após o 25 de Abril (PREC). Tenta apenas abstrair-te da colagem que alguns partidos fazem deste evento e reflecte o seu extraordinário significado - a liberdade. Só o facto de estarmos aqui a argumentar sobre este acontecimento é uma conquista de Abril. Sabes que não tenho nenhum partido nem orientação política.
A gente que se juntou para cantar isto! Espectacular. Concordo em absoluto. Obrigado por este momento.
ResponderEliminarObrigado, sabia que irias gostar.:)
Eliminar25 ABRIL 4 EVER
EliminarONTEM, HOJE, MANHÃ E SEMPRE.
"usufrui da liberdade conquistada como se fosse a coisa mais importante da tua vida"
ResponderEliminartremendas estas tuas palavras!
(...)
Porém cantar é ternura
escrever constrói liberdade
e não há coisa mais pura
do que dizer a verdade.
(...)
Na frente de todos nós
povo soberano e total
que ao mesmo tempo é a voz
e o braço de Portugal.
(...)
Agora que já floriu
a esperança na nossa terra
as portas que Abril abriu
nunca mais ninguém as cerra.
(...)
"As Portas que Abril Abriu", Agosto 75
Ary dos Santos
Abraço
Esta música sempre me tocou. O meu pai sempre incutiu em mim a importância da celebração desta data. Ninguém pode dizer que a vida era melhor antes de 74, a vida que os portugueses levavam e a que levam agora não tem comparação possível. Na rua onde eu creci (tenho a idade da democracia) havia 2 ou 3 carros, agora é um sarilho para estacionar. A televisão só entrou em minha casa depois de eu nascer, hoje cada casa tem 2 ou 3 aparelhos. Nem toda a gente tinha telefone em casa, agora toda a gente tem telemóvel (e, às vezes, mais do que um).
ResponderEliminarA questão é que, depois de nos habituarmos às "mordomias", vamos sofrer muito se tivermos que atravessar muitas dificuldades.
Fiquei a saber que temos a mesma idade.:)
EliminarIncrivelmente, só hoje descobri este outro blog, mas mais vale tarde que nunca.
ResponderEliminarQuanto à postagem sobre a data de hoje, não podia estar mais de acordo; aliás deixei algo semelhante no meu blog, há pouco.
25 de Abril SEMPRE.
ResponderEliminarOlá Dylan
ResponderEliminarObrigado por ter passado no meu blog.
É como eu dizia, no meu post. Apesar do país estar como está: VIVA O 25 DE ABRIL!.
Fico arrepiada com o que os meus pais contam, sobre como era viver com a ditadura.
É um facto que também sinto medo em relação ao futuro, mas só o facto de ter liberdade(embora há quem não a saiba respeitar) já é muito bom.
Boa continuação.
Abril valerá sempre a pena!
ResponderEliminar