Tradições degradantes


 


A Catalunha cravou um ferro nos aficionados por corridas de touros. De facto, a proibição das corridas de touros nesta região autónoma é um sinal de que as coisas podem mudar em Espanha, Portugal, França e países sul-americanos de tradição tauromáquica. Mas lá, como cá, o Partido Popular teima em ter protagonismo para não dizer ridículo: a solicitação de Rajoy para que a "fiesta" seja reconhecida pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade e a associação do CDS-PP a uma corrida nas Caldas da Rainha. Até compreendo que em Espanha o lobby taurino esteja desesperado pois a receita desta indústria é gigantesca, já em Portugal, é vergonhoso o patrocínio de um partido político a este tipo de eventos. Pior do que isso é ver o seu líder partidário dizer que "não confunde política com entretenimento". Dá-me voltas ao estômago: se para uns as touradas são tradições sanguinárias, para outros são sinónimo de diversão do novo-riquismo português.

Comentários

  1. O "Paulinho" Portas agarra todas as oportunidades de exibição que lhe surjam com unhas e dentes. Para quê? Só ele saberá...
    Será que ele desta vez vai dizer que a Nossa senhora protege as touradas portuguesas?

    ResponderEliminar
  2. O CDS queria tanto ser como o PP de Espanha.
    Na Catalunha o ódio aos Espanhóis cada vez é maior. Onde isto vai parar? Ninguém sabe.

    ResponderEliminar
  3. O Paulinho parece tudo, menos, ser filho de quem é, ser irmão de quem é, e pior que tudo isso, ser a favor dos mais pobres como ele próprio se intitula. Mas eu sei muito bem qual é a finalidade dele, é manter o paraíso que está criado, para os algozes deste país, dos quais ele também faz parte com a sua comitiva, e com a conversa da treta. Abraço. Temos agora 2 anos, para sonhar com esta vitória. Depois se verá.

    ResponderEliminar
  4. ... e cá vamos cumprindo, o melhor que podemops e sabemos, aquilo em que acreditamos.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Provocar sofrimento não tem desculpa possível, ora, como diz o meu garoto. "De todas as espécies que existem sobre a Terra, a nossa é a pior, as pessoas só sabem destruir, sujar e matar".
    Isto para ser dito por um miúdo de 9anos, as coisas devem estar a ficar demasiado óbvias, pelo menos, para as que usam o cérebro... claro que é preciso tê-lo ;)))

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Olá, boa tarde.
    Obrigado por ter comentado(foi o primeiro, sabia?)
    De qualquer modo, acho que político honesto é tão raro que nem nos ocorre tal ideia. e se muita gente começa a simpatizar com este ou aquele partido (quando este não está no poder) por ver que as suas causas são defendidas, então deixem-nos chegar ao topo que logo vão ver. o poder sobe-lhes à cabeça. se os aficionados estão radiantes com este apoio, então votem neles, façam-nos chegar ao poder que logo levam um pontapé no c*.

    ResponderEliminar
  7. Uma boa tarde, Dylan...

    Vejo esta proibição mais como uma afronta a Espanha por parte do parlamento da Catalunha (com maioria dos partidos autonómicos)... até porque acho que as Touradas lá não têm a implantação que têm na Andaluzia, Extremadura ou
    Madrid, por ex.
    Quanto à tradição propriamente dita, não sendo espectador assíduo, gosto de ver, respeitando aqueles de que dela não gostam, seja qual for o motivo.
    O 'nosso' Paulinho, que já foi o Paulinho dos Mercados, das Feiras, das Lotas, etc... é agora o das Touradas.
    Mas o que me choca mesmo é ele ser o Paulinho dos Submarinos.

    ResponderEliminar
  8. Pelo fim das touradas, sejam elas onde forem!
    AC

    ResponderEliminar
  9. É Dylan... de partido político não dá pra esperar muita coisa. Pelo que eu entendi, por mais que se levante a hipótese de que foi uma afirmação do nacionalismo catalão, é fato que a ILP, embasada por 140 mil assinaturas, pressionou o parlamento. Essa é uma lição importante para os ativistas da causa animal.

    Obrigada por ter visitado e postado lá no blog. Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. O grande problema e nisso nunca ninguém fala é que se as touradas acabarem acabam os toiros. Por isso eu concordo que se desenvolva a festa brava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ingracia,

      Nunca vi ninguém preservar uma espécie - matando-a!...

      Eliminar
  11. Matam-se alguns exemplares para se poder pagar para manter os outros. Se não houvessem toiradas como se pagariam as cercas, a alimentação dos toiros, os cuidados veterinários? Você pagava isso para manter os toiros vivos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a sua lógica mercantilista... Aliás, devo dizer-lhe que vou começar a matar os meus gatos para vender as peles e assim arranjar comparticipação para o veterinário!

      Sabe bem quanto eu que, o uso do touro em festividades não são obrigatoriamente sinónimo de lhe espetar algo no corpo. Consiga-se assim o dinheiro que tanto reclama em patrocinadores e demais quejandos, preservando-se as tradições culturais que vocês tanto gostam de apregoar, sem sangue e sem espectáculos medievais bárbaros.

      Eliminar
  12. Como eu já esperava ninguém consegue argumentar em relação às minhas afirmações. Se as touradas acabarem, acabam-se os touros!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói