Domingos tristes
Todos sabemos que as grandes superfícies comerciais foram os coveiros do pequeno e médio comércio a retalho, acho mesmo que o alargamento do horário dos hipermercados ao domingo vai dizimar o pouco que resta nos centros das grandes cidades e vilas. Com este apelo idiota ao consumismo, cospe-se no domingo e na vida familiar, aliás como já vinham fazendo algumas lojas com a complacência das autarquias. E se a desculpa for a criação de emprego, existem números que provam que o emprego no comércio estagnou, mesmo com a proliferação de centros comerciais onde todo o tipo de gente se pavoneia nos corredores mas pouco compra. Por isso, governo e câmaras deste país, para darem o exemplo, aguardo ansiosamente pela abertura dos serviços públicos aos domingos, flexibilizando os horários e turnos dos funcionários, claro...
Claro que sabemos quem é que vai ganhar com isso, nem todos somos ingénuos ;)
ResponderEliminarBjos
Isso é verdade... mas o comércio tradicional está fechado ao Domingo. O centro de Leiria passou a ter lojas abertas ao Domingo, depois que abriu a Zara. Como a Zara abria ao Domingo, os outros comerciantes passaram a abrir ao Domingo também.
ResponderEliminarEu sei que as pessoas têm direito ao Domingo. Isso é óbvio. Mas quem quer ir passear, quer ter lojas abertas. Lojas, cafés, restaurantes, etc. Os centros das cidades fecham ao Domingo e as pessoas fogem para as grandes superfícies comerciais.
E não é justo que algumas lojas estejam abertas e outras fechadas. Por que é que o Continente tem de estar fechado e o Modelo ou o Pingo Doce podem estar abertos? Por que é que se eu for ao Chiado ao Domingo a maioria das lojas estão fechadas?
É uma questão controversa. Os comerciantes querem vender. Durante a semana, quem compra não sai de casa. Quem compra sai de casa à noite e ao fim-de-semana. Quem vende tem que se sujeitar. É mais um aspecto da lei da oferta e da procura. Há mais quem queira vender do que quem queira comprar, logo...
Eu pessoalmente acho que ou estão todos abertos ou estão todos fechados. Como estava até agora não era justo.
Quanto às famílias... os meus pais sempre trabalharam por turnos. Alguns nocturnos, de chegarem a casa às 8h da manhã,e nenhum deles trabalhou no comércio. Não somos mais nem menos família à conta disso. Os tempos em família valem pela qualidade e não pela quantidade. E o Domingo é quando o homem quiser :)
Dylan,
ResponderEliminarse os funcionários públicos já trabalham pouco e mal durante a semana, se fossem obrigados a fazer trabalho extra ao fim de semana, então seria o descalabro.
Mas percebo a tua opinião.
Abraço.
Como não conseguiram acabar acabar com os feriados durante a semana, acabem com os domingos para todos.
ResponderEliminarSaudações leoninas!
Domingos e Natal deve ser um feriado SÒ para os católicos practicantes. O resto da gente deve trabalhar.
Eliminar