Honra e glória

 



 


 


 


 


Está de parabéns o maior clube português. Fundado em 28 de Fevereiro de 1904 numa farmácia dos arredores de Belém, o Sport Lisboa e Benfica comemorou recentemente 106 anos. Durante muito tempo foi a bandeira do país, dos emigrantes, do êxodo colonial. Interromperam-se guerras em África para acompanhar os seus jogos porque Eusébio e Coluna cativavam admiradores das duas facções beligerantes. O vermelho arrebatador, de paixão, de homens extraordinários como Manuel Goularde, Cosme Damião, Joaquim Bogalho e Borges Coutinho. O Benfica teve dirigentes perseguidos pela ditadura e o primeiro hino do clube foi alvo de censura. Permanentemente de casa às costas, viu tardiamente o seu estádio ser construído apenas com sacrifício dos sócios, da solidariedade, imagem de marca dos estratos sociais mais humildes e de raízes operárias. O mais popular dos clubes portugueses caracteriza-se pelo ecletismo das suas modalidades. A mística - entranhada na pele de figuras como Carlos Lisboa, António Livramento, Eusébio, Guttman e José Maria Nicolau. Actualmente, o clube do mundo com mais sócios, desperta ódios e invejas, mas ao mesmo tempo consegue ser um expoente de modernidade pois desenvolveu um canal televisivo, uma Fundação, construiu parcerias estratégicas e um estádio novo.


 


 


 


 


 


 


 

Comentários

  1. Pois é, a minha Di nasceu no dia do Benfica. Se vira portista vai ser a minha maior desilusão... ahahahahahah

    ResponderEliminar
  2. Havemos de voltar a ser grandes! É só isso que eu te digo.

    Abraço glorioso.

    ResponderEliminar
  3. £uís http://gandamalukko.blogspot.com3 de março de 2010 às 15:19

    E viva o Benfica. Salvo algum imprevisto, será campeão este ano.
    Um grande clube que, a meu ver, está a ser bem gerido por LFV e Rui Costa como director desportivo.

    Saudações Benfiquistas!!!!

    ResponderEliminar
  4. O clube do meu coração! curioso, hoje sonhei com o Rui Costa :$

    ResponderEliminar
  5. Benfiquista desde pequenino - não é chavão mas a pura realidade - fui testemunhando ao longo da minha vida, com emoção e orgulho, toda a gloriosa saga deste grande Clube. Por isso, não poderia sentir-me mais emocionado pelo facto de ainda poder comemorar o seu 106º. aniversário. Virá o dia em que tal deixará de ser possível, mas consola-me saber que isso acontecerá com todos, porque o Benfica é eterno.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói