Més que un club

 



 


Desportivamente falando, o Barcelona é conhecido pelo lema "més que un club" - mais que um clube. Se quiséssemos fazer um paralelismo no resto do mundo chegaríamos à conclusão que também ficaria bem atribuir este epíteto ao SL Benfica. Não que a instituição portuguesa tenha intuitos regionalistas, mas antes, a representação de um povo, do ser português, a personificação do fado lusitano, da saudade e, do emigrante que não renega as suas origens. Os catalães ajudam anualmente a Unicef, enquanto que o Benfica, através da sua recém-criada Fundação, associou-se à ONU, canalizando a receita do Jogo Contra a Pobreza para as vítimas do Haiti. Porque o Benfica tem uma matriz popular, social, solidária, à imagem da epopeia na construção do seu antigo Estádio, através de Joaquim Bogalho. Para se ser "mais do que um clube", é imprescindível deixar marcas fora das "quatro linhas", numa época em que o egoísmo e a crise financeira internacional assumem proporções gigantescas sem que o Estado tenha capacidade de resposta.

Comentários

  1. Inteiramente de acordo com este belo post. Um posto que, para além de plasmar Benfiquismo puro, canta uma realidade nítida que os factos comprovam exuberantemente.
    Vale a pena Ser Benfiquista. A Nação Benfiquista é a Nação portuguesa genuína.

    ResponderEliminar
  2. Caro Dylan, apesar de já ter visto esse vídeo (felizmente está espalhado pela Gloriosasfera) nunca é demais exaltar o amor ao Glorioso.
    Quanto mais divulgação melhor!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Porque ser bennfiquista é isso e muito mais...

    ser benfiquista é ser português.... =D =D
    o nosso GLORIOSO SLB!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo. Sinto-me muito confortável na pele de Benfiquista. É a minha identidade. Nunca seria de um clube que vive do ódio que tem aos outros (SCP), ou de um clube que precisa do crime para chegar aos resultados que procura (FCP).

    Em Portugal uma vitória do Benfica é, parafraseando o Juiz Adriano Afonso, uma vitória do bem contra o mal.

    Saudações de glória

    ResponderEliminar
  5. Caro Emanuel Dylan:
    Agradeço-lhe o seu texto e o vídeo que o ilustra. Recordo-me de já o ter visto em qualquer lado da gloriosa blogofesra mas, mesmo assim, foi bom voltar a vê-lo. Sabe que um dos meus passatempos é precisamente o vídeo e verifico que este está muito bem concebido e editado. Além do mais transmite a mensagem de uma paixão deveras irracional e que apenas se pode entender e justificar por ser dirigida a algo que é bem mais que um Clube desportivo. Confessa o seu autor ter quase 90 anos e poder-se-ia inferir ser o devaneio de um velho. Mas não, pois este amor pelo Benfica é igual e comum a todas as idades. Poderá haver apenas uma diferença: ser para os mais novos uma explosão de vida e alegria e para os mais idosos apenas uma calma saudade. Apesar do meu fundo pessimista estou convencido de que este ano vamos conseguir atingir a nossa meta de Campeões. Fosse tudo limpo e correcto e não teria qualquer dúvida. Para além disso, o que mais desejo também, é poder ter ainda a satisfação de assistir á derrocada desse criminoso Império do Mal que tanto mal tem feito, a nós e a muitos mais. Vendo que os ratos já começam a saltar do navio tudo aponta em tal sentido. Contudo, sei bem que não vai ser fácil. Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Por acaso não encontro grandes semelhanças entre o Benfica e o Barcelona. Tenho para mim que o Barcelona é uma versão mais extrema daquilo que é o FC Porto aqui neste país ao passo que o Real Madrid é o clube da nação como o Benfica é aqui em Portugal independentemente de ser da capital do país. O ódio que os adeptos culés têm pelos merengues é tão notório que eu diria mesmo que os adeptos do FC Porto são uma cópia rasca deles.
    Já tinha visto o vídeo mas nunca é demais vê-lo com olhos de benfiquismo puro e duro. Deus queira que o Benfica volte de facto a acordar, qual gigante adormecido há tempo demais, e dominar de novo o panorama futebolítisco nacional, bem como projectar de novo a sua vocação internacional.

    Um abraço benfiquista.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói