Desterro eclesiástico
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Conego-da-Se-do-Funchal-deslocado-apos-denuncia-de-pobreza-na-Madeira.rtp&headline=20&visual=9&article=307358&tm=8
Ao fim de dezoito anos de dedicação pastoral, a diocese do Funchal transferiu o cónego Manuel Martins para outra paróquia da Madeira, alegadamente a pedido do próprio. Aparentemente, tratava-se de uma situação normal, no entanto, é bom recordar o passado do padre - crítico com o aumento da pobreza na ilha e, consequentemente, com o governo regional. De um simples pregador de valores cristãos, tornou-se numa voz incómoda e denunciadora de injustiças sociais. No fundo, é este amor ao próximo que o cristianismo não deveria menosprezar e, muito menos, imiscuir-se com governos déspotas, que fazem lembrar os tempos de concordatas político-religiosas entre o Estado Novo e a Igreja onde o cinismo ditava leis.
O problema é que as pessoas só querem ver as coisas más cometidas pela Igreja e pelos seus representantes. Preferem falar da suposta riqueza que existe no Vaticano (como que esquecendo que a mesma Igreja é a maior instituição caritativa do mundo e que actua mesmo em países esquecidos por todos onde ela até é perseguida), a Inquisição (alguém sabe como e por que é que ela surgiu? Não, pois não?) ou dos abusos do clero (como se não acontecesse o mesmo noutras áreas da sociedade), como se fossem só coisas más. Coisas boas não existem. Até parece que a madre Teresa de Calcutá ou o João Bosco, só para não falar doutras personalidades, não pertenciam a essa mesma Igreja...
ResponderEliminarQuanto às concordatas, era perfeitamente normal, pois afinal o Estado (português) só surgiu devido à Igreja... não fosse ela e a esta hora éramos os descendentes dos mouros, rezávamos 5 vezes por dia, tratávamos as mulheres abaixo de cão e diríamos que não existe outro Deus senão Alá e outro profeta a não ser Maomé...
Um abraço.
Fire,
EliminarPelo menos admites que a Igreja "comete ou cometeu coisas más"... O problema é mesmo esse: quem advoga ser a face do cristianismo moderno deveria ser o primeiro a dar o exemplo e manter-se à margem de manobras político-religiosas e escândalos. E na Madeira, tudo leva a crer que aconteceu o primeiro desfecho.
Quanto a Igreja ser a " maior instituição caritativa do mundo" , não tenho nenhum dado acerca da veracidade dessa afirmação mas lembra-te das doações que lá são deixadas por milhões de pessoas.
Abraço.
Boas, Dylan ...
EliminarPodes procurar informar-te acerca disso, não perdes nada. E sim, ela vive também das doações, também aí não há nada de novo. É preciso dinheiro para sustentar milhares de orfanatos, escolas, lares, etc. espalhados por todo o mundo.
A Igreja enquanto instituição humana cometeu coisas más, é um facto. O que muita gente não sabe é por que é que ela as cometeu. Nada acontece por acaso e atrevo-me mesmo a dizer que se ela não tivesse cometido certas coisas más, a esta hora as coisas no mundo estariam possivelmente muito piores do que já estão. Também aí é uma questão de se informar. Sempre aprendi que a verdade muitas das vezes magoa quando vem ao de cima, daí muita gente preferir negá-la.
Um abraço.
Esta situação só demonstra o meu afastamento e a minha indiferença em relação à Igreja Católica. Uma vergonha
ResponderEliminar