Uma verdade dolorosa

As palavras do seleccionador brasileiro de futebol, Dunga, chamando à sua congénere portuguesa de "Brasil B", irritou os mais pudicos, até aqueles que, ironicamente, regaram com champanhe os desaires de Portugal contra a Grécia no Euro 2004 - os que Scolari mandou bugiar. Mas porventura Dunga disse alguma mentira? Não foi a Federação Portuguesa de Futebol que transformou a Selecção num protectorado brasileiro que mal sabe cantar o hino nacional, ou estará mais preocupada em agradar aos patrocinadores que lhe enchem os cofres de milhões em detrimento da identidade desportiva do seu próprio país? O estatuto de utilidade pública desportiva que goza deveria ser suficiente para se pôr a jeito de não ouvir estes sarcasmos, limpando a imagem do futebol nacional, afectada por "apitos", deixando de lado a subserviência a certos clubes e a reverência a certos homens do futebol de índole duvidosa.

Comentários

  1. Muito bem, caro Dylan. Eu não respeito esta dita Selecção porque é espúria, cheira a Porko e é gerida pelas mais duvidosas (duvidosas, é sofisma) personagens. Eu que tive a honra de ver a inesquecível Selecção de 1966, sem qualquer prurido patriotico, apenas desejo que esta de agora regresse o mais cedo possível e com vários sacos cheios de golos. Isso espero ... sinceramente!

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, num outro blog também meti esta do Thoreau =)

    (nota: este comentário não tem nada a ver com o post)

    ResponderEliminar
  3. Independentemente dos brasileiros que joguem pela selecção, e até podiam ser onze, vou torcer por quem? Pela Espanha, ou pelo Brasil, como fazíamos não vai há muitos anos, quando as fases finais eram miragem? Só tenho um país, e apenas uma selecção, e essa é a portuguesa. O resto é treta.
    A dificuldade da selecção em se qualificar foi notada por toda a gente, sem notar que noutros tempos nem sequer sonharíamos competir com selecções como a Suécia ou a Dinamarca. Aliás, a Suécia é uma das recordistas europeias em fases finais, já foi vice-campeã do mundo e tem um dos melhores jogadores da actualidade - vai ficar de fora.
    Por outro lado, em vez de nos queixarmos da presença de brasileiros na selecção, porque não nos queixamos da autêntica vergonha que os nossos principais clubes representam, quando jogam com oito ou nove estrangeiros?

    ResponderEliminar
  4. Dylan, e desde quando 3 brasileiros na Selecção faz dela uma selecção brasileira (ainda que B)?! Valerão estes 3 pelos restantes 17?! Não me parece...

    ResponderEliminar
  5. Eu, pelo contrário, aceito a Selecção tal como ela está porque quem a representa é necessariamente português para todos os efeitos. Até parece que não tivemos um Eusébio, um Coluna, até mesmo um José Águas, um Costa Pereira, etc. que nasceram em África, ainda que nas antigas "províncias ultramarinas" como apelidou o doutor Salazar.
    Portugal não é só um pequeno povo à "beira-mar plantado" à entrada da Europa. Portugal é todo um império espalhado pelos quatro cantos do mundo. Acaso far-vos-ia mais confusão ver a selecção a ser representada por pessoas com cara de chinês naturais de Macau mas herdeiras da nacionalidade portuguesa devido aos seus antepassados?
    Existem portugueses e portugueses, porém. Mais depressa eu aprecio o Obikwelu pelo seu patriotismo do que muitos ditos portugueses que já me vieram dizer que preferiam ver isto aqui (Portugal) integrado em Espanha porque o ordenado mínimo lá é de 800 e tal €. A culpa disto tudo só pode ser do D. Afonso Henriques...
    Seja como for, força Selecção! Não importa quem a representa. Importa é que sejam os portugueses, de gema ou não, a fazê-lo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói