Um homem Nobel
O Nobel da Paz tem características diferentes dos restantes prémios atribuídos pela Academia Sueca. Desde logo, é atribuído em Oslo por um comité independente norueguês, laureando alguém ou alguma entidade que se distingue pela capacidade de resolver diplomaticamente diversos problemas, independentemente de ficarem concluídos ou não. Foi assim com Jimmy Carter, é agora assim com Barack Obama. Porque privilegia o diálogo e o bom senso entre os povos, porque ele próprio é o resultado da esperança e do sonho: ter sido o primeiro presidente afro-americano da história dos EUA. Um exemplo do idealismo norte-americano, ainda hoje cobiçado, abraçando causas como os Direitos Humanos e trabalhando internamente para um plano de reforma do sistema de saúde. Com Obama, voltaram as preocupações com o meio ambiente, com o desarmamento nuclear, com a desmobilização do Iraque e com a possibilidade do fim do embargo a Cuba. Apressou-se a condenar o golpe de Estado nas Honduras e a normalizar as relações institucionais com a Rússia, não esquecendo a tentativa de cativar o mundo árabe ao admitir a criação do Estado da Palestina , fundamental para a paz no Médio Oriente.
Negar isto, em menos de nove meses, é cair no discurso dos conservadores norte-americanos e de parte da esquerda europeia, recheada de tiques estalinistas.
Dylan, não nego nada disso.
ResponderEliminarMas, vou aqui repetir o que já escrevi sobre o assunto noutros blogues.
Simpatizo com o senhor, tem sido uma enorme lufada de ar fresco na política, e parece-me cheio de boas intenções.
No entanto, o Nobel distingue essencialmente acções e não intenções. E ele foi distinguido apenas pelas intenções.
Ora de boas intenções está o mundo cheio, quando o que realmente precisa são de de acções.
Isto tudo para dizer que considero que o Nobel atribuído a Obama me parece precipitado.
Só um aparte, já soubeste da polémica na Suécia que pede a demissão do presidente do comité que atribuiu o Nobel a Obama?!
Muito bem visto Dylan!
Eliminarwww.paraladaslentes.blogspot.com
obrigada pela visita! volte sempre!
Dylan, não sei que mais pode fazer Obama. por certo, por aqui não ficará e penso que se confirmam, a cada dia, as esperanças dos povos de todo o Mundo.
ResponderEliminarÉ evidente que Obama teria de ser o Nobel da Paz. Fez mais pela paz mundial em nove meses do que muitos grandes líderes fizeram em vidas inteiras.
Porque conseguiu uma coisa importante: conseguiu que todos os intervenientes na paz mundial começassem a olhar para as questões de outra forma. E isso ninguém tinha conseguido até agora.
A mim não me repugna nada que tenha recebido o Nobel, mesmo assim terá sido um pouco prematuro.
ResponderEliminarMas o prémio não devia ser entregue com base em suposições. devia ser baseado em trabalho feito e não em boas intenções.
ResponderEliminarMas à falta de alguem que tenha feito realmente alguma coisa, admito perfeitamente que o critério mude e o prémio seja entregue a alguem que, embora ainda não tenha deixado coisas feitas, as possa vir a concretizar. E aí sim, o Obama tem todas as condições para ser o laureado, como acabou por acontecer
http://aquifalasedetudo.blogspot.com/