Repúblicas e Monarquias
Mais importante do que saber qual será a forma de Governo mais apropriada - a Monarquia ou a República - é saber qual beneficia mais a sociedade, e neste aspecto, o voto, como opção de escolha, é decisivo para quem aprecia a democracia. Não que a monarquia não tenha tido sucesso em países do norte da Europa, mas nem todos os povos são culturalmente mentalizados para aceitarem dinastias hereditárias onde não existe limite de mandatos, no caso específico dos monarcas.
Também por isso, não se compreende como ultimamente têm surgido no nosso país movimentos de apoio à causa monárquica sem terem a mínima noção daquilo que professam. Talvez pensem que é chique a subalternidade ao rei ou a sede de protagonismo das suas acções levem as pessoas a pensar que realmente têm sangue azul.
Mas quem é que decide em que regime se deve viver?
ResponderEliminarEu penso que passa por aí mesmo - é chique, é muito in apoiar a causa monárquica e assistir a touradas e ir aos fados às tascas e coisas do género. Penso que estamos a desenterrar o Miguelismo de novo. Só espero ser mais pacífico desta vez.
ResponderEliminarolha que ter o Duque de Bragança como rei ia ser engraçado... :)
ResponderEliminarpessoalmente não vejo qual o interesse em regressarmos à monarquia. É que se um rei for incompetente ninguém o tira de lá.
Não tenho dúvidas de que sou republicana.
ResponderEliminarO povo é vota, é soberano e escolhe. Mas em Portugal, o nosso regime é parlamentarista e não presidencialista. Ao longo destes últimos 35 anos foram sendo retirados cada vez mais poderes ao Presidente da República, de tal forma que hoje pouco mais é que uma figura decorativa.
Não acaba quase por ser um reizinho durante 5 anos ou 10 anos, mas que temos que manter o resto da vida dele?!... É só uma dúvida, nada mais!
Felizmente isso da monarquia não passa duma ilusão alimentada por meia dúzia de sonhadores. Era o que mais faltava, isto voltar a ser uma monarquia! Já agora a selecção passaria a equipar-se de azul e branco (cores da bandeira da monarquia portuguesa) como o CRAC, não? Deus nos livre!
ResponderEliminarRepública sempre!
ainda bem que gostou, fico à espera do post :)
ResponderEliminarabraço
"não se compreende como ultimamente têm surgido no nosso país movimentos de apoio à causa monárquica" para mim é facilmente compreensível. Advém do facto de não termos em Portugal uma cultura de voto responsável, reflectido e informado.
ResponderEliminarAs pessoas votam por "amor clubístico" ou ainda mais grave porque pretendem algo para si, egoisticamente, desmerecendo as necessidades do colectivo. E por isso, esta democracia que se assemelha a um circo, presta-se muito bem à palhaçada de haver inclusivamente quem se arrogue o direito de usar os canais democráticos para vender a monarquia.
Não a mim. Sou e serei sempre ferozmente republicano.
Saudações de glória (não venho a este teu blog com mais frequência porque estou mais habituado ao outro, mas sempre o tive como largamente interessante...aqui fica um comentário longo para me redimir)