Circos sem animais

 



 


 


Só perca por tardia a entrada em vigor da nova lei que proíbe o uso de algumas espécies animais em circos. Seja em que local for, a dignidade animal não é compatível com o seu exibicionismo e exploração. Grande parte dos circos modernos já não utilizam animais nos seus espectáculos usando para isso a teatralidade e as artes circenses, verdadeiras géneses do circo. Profissionalizando esses artistas circenses e inovando o sector, estão criadas as condições para que todos os animais desapareçam dos circos portugueses. É importante a consciencialização dos mais novos para que se acabe também com espectáculos deprimentes como as touradas. Como diria Axel Munthe, "o animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."


 


 

Comentários

  1. Nunca gostei de circo, nem quando era miúda, e muito por causa dos animais. Sempre achei uma crueldade o que faziam aos bichos e as condições em que viviam.

    Não sei se alguma vez deste uma volta pelos arredores de um circo. Ver as jaulas com os animais é chocante.

    É por isso que sou completamente a favor desta lei.

    Ofereceram-me uma colecção dos espectáculos do cirque du Soleil em DVD, e actualmente, ando com vontade de ver é um espectáculo desses ao vivo... deve ser fabuloso.

    Quanto às touradas a minha opinião divide-se uma vez que se elas acabarem os touros também acabam... e gosto de os ver no Ribatejo, soltos naqueles campos imensos!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com certas coisas. De facto o homem é capaz de ser mesmo o animal mais cruel que existe à face da Terra. Eu diria mesmo mais: o homem é seguramente o mais estúpido e burro de entre todos os bichos. Só o homem destrói a natureza, mata o semelhante e é ganancioso o suficiente para deixar perder a sua alma.
    Quanto às touradas, não sou contra nem deixo de estar contra. É uma tradição. Claro que uma coisa antiga não tem necessariamente de estar certa. Mas se é disso que o povo gosta, ainda por cima aqui por estas bandas, Ribatejo, que é que nós podemos fazer? Certas espécies de touro são criadas exclusivamente para as touradas. Se me perguntas se eu acho piada ao facto de ver gente a maltratar os pobres touros ou vacas nas praças, eu digo-te com toda a sinceridade que não. Mas simplesmente também não vou para esses sítios para os ver a serem maltratados. Também aí, claro, cada qual tem o seu ponto de vista.
    Sabes, eu adoro animais, sobretudo gatos, mas por vezes acho ridículo as campanhas para a defesa deles. Então aqueles que se insurgem contra as condições de vida das aves nos aviários, enfim... é de cortar os pulsos. Qualquer dia ainda havemos de chegar ao ponto em que nem carne poderemos comer (será que os defensores dos direitos dos animais são todos vegetarianos? Eu pelo menos tenho dentes caninos e molares para alguma coisa...). E num mundo onde nem sequer os direitos do ser humano são iguais e respeitados, como poderemos querer estar já a falar nos dos animais?
    Há um provérbio que diz "o que os olhos não vêem, o coração não sente". Tenho conhecimento de muitos casos em que os animais são maltratados constantemente (como as pessoas), mas se eu for a ligar a todas elas, não teria tempo para viver a minha própria vida... e tal como entre os humanos, há sempre uns com mais sorte que outros...
    Pudera o mundo ser um lugar justo e harmonioso! E depois ainda há quem não acredite que o inferno existe...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. pois é dylan , sou totalmente contra circos com animais, touradas, caça, uso de peles naturais , experimentação animal, animais encerrados em zoos, animais acorrentados, toda e qualquer crueldade contra animais faz-me sofrer muito.
    há uma coisa que não percebo nas pessoas, o que é que o facto de sofrermos como o destino dos animais nos impede de nos preocuparmos com o sofrimento humano? só quem tem o espírito do tamanho de uma ervilha é que não consegue preocupar-se como o destino de seres humanos e seres não-humanos .
    adianto-me já: não como carne.

    ResponderEliminar
  4. viva dylan
    não sei o que aconteceu com o meu comentário que se tornou uma salganhada de todo o tamanho. enfim, penso que deu para perceber. em resumo, amo desmesuradamente os animais...
    cumps
    zoe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói