O músico poeta
Quando passam 80 anos sobre o nascimento do músico José Afonso, é bom relembrar às actuais gerações quem foi o genial poeta que renovou o conceito de música popular portuguesa.
Mais do que um mero activista de esquerda, lutou pelos oprimidos com total desprendimento material. Era um homem simples, dispensava a formalidade do traje académico e o estatuto de vedeta. Adorava o contacto com a natureza, e acima de tudo, o conceito de liberdade, pois só assim se pode explicar a sua não filiação em partidos políticos e a consequente imposição de amarras ideológicas.
Nunca esqueceu o grande amor da sua vida - Coimbra. Foi detido várias vezes e impedido de praticar a docência só porque manifestava a sua opinião crítica. Mas como disse o Zeca, "não me arrependo nada do que fiz".
Coimbra só faz sentido para quem a ama incondicionalmente, deixo-lhe só uma curiosidade, já vivi e já dormi na casa e no quarto onde viveu e dormiu o Zeca, aliás tinha uma placa alusiva ao facto junto á minha janela.
ResponderEliminarUm abraço.
adorei o post. Sobre esse grande vulto da música, e principalmente da sociedade mundial. Os seus valores eram e são universais
EliminarEle não se arrepende e nós temos uma dívida de gratidão... UM SENHOR!
ResponderEliminarUma boa escolha para lembrar Zeca Afonso.
ResponderEliminarApesar das nossas divergências políticas, acho que é de enorme coragem dizer que não se arrependeu de nada que fez. Mesmo não sendo eu apreciador da sua maneira de ser, não deixa nunca de ser um homem que fez a sua própria história.
ResponderEliminar