Jornalista sem medo
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=3&t=Morreu-Rui-Cartaxana.rtp&article=234556
Rui Cartaxana não foi apenas um jornalista desportivo nem um mero ajuntador de letras. Foi uma figura de referência no jornalismo português e pioneiro na modernização da imprensa desportiva contribuindo para a profissionalização do sector.
A sua independência editorial era um sinal dos seus valores e princípios que sempre defendeu, mesmo que entrasse em choque com o seu clube do coração. Talvez fosse o fervilhar do seu sangue africano - indomesticável - contrastando com a atitude de colegas de outras redacções, comodamente silenciosos, avessos a polémicas e bajuladores.
Com o Rui, desapareceu o jornalismo crítico afrontador do poder, porque não dizer romântico e ousado.
Menos um lutador na guerra contra a escumalha que reina neste país, para gáudio dos velhacos.
ResponderEliminarQuando será que a verdade vem ao de cima?
Paz à sua alma.
Um abraço.
Espero que não Dylan, espero que não... Espero que haja por aí muitos jovens jornalistas que sejam portadores do mesmo espírito e da mesma garra de Rui Cartaxana. Estou crente que sim, aliás. Creio conhecer alguns e identificá-los em páginas de jornais, programas de televisão e sons de rádio. Espero não estar enganado.
ResponderEliminar