Lembrar Tiananmen
Quando passam 20 anos sobre o massacre de Tiananmen, a China ainda não se libertou dos grilhões maoístas. Pior do que isso, silencia todo e qualquer movimento que vise celebrar a Primavera de 1989, ao ponto de, gerações nascidas após essa data, não saberem o que realmente aconteceu em Pequim. Travestidos de socialistas modernos, o Governo controla minuciosamente a população através do Partido, aliando-se a políticas repressivas que vão desde campos de trabalho forçados a execuções públicas. Não existe liberdade de expressão nem liberdade sindical e os meios de comunicação social estão subjugados. Por mais operações de cosmética que protagonizem, onde os Jogos Olímpicos de 2008 foram o expoente máximo, jamais se libertarão do totalitarismo nacionalista instigador do medo que nem todos os países têm coragem de denunciar mas que um dia a História tratar-se-á de reparar.
É sempre bom falar abertamente sobre este assunto e relembrar o que se passa na China todos os dias.
ResponderEliminarA China é um enorme país cuja população é a dominante em todo o mundo. Não é fácil implementar-se por lá uma democracia verdadeira, pois são imensas cabeças e cada cabeça tem a sua sentença. O governo comunista, que joga assumidamente sozinho naquele país, controla todos os pequenos pontos da vida chinesa com uma mão pesada e, embora seja comunista de nome, o capitalismo selvagem há muito que também está implantado.
ResponderEliminarPor cá também se devia importar um pouco de severidade e talvez um pouco mais de respeito porque as leis que nós temos aqui são, infelizmente, demasiado brandas.
Obrigado por teres passado pelo meu blog... e já agora, um abraço benfiquista e muita força também, pois reparei que és benfiquista do Porto, essa bonita cidade que infelizmente é sede da agremiação assumidamente corrupta...
Havemos de voltar a ser grandes!
Estou completamente de acordo. E dada a data em questão, faz todo o sentido, o teu post.
ResponderEliminarNão te esqueças, porém, de outros atropelos aos direitos humanos noutras partes do Mundo, particularmente nos países que se dizem bastiões da democracia.
E os protestos contra este e outros atropelos são sempre muito ténues, porque a China é quem é, e tem o poder que tem!
ResponderEliminarÉ nestas alturas que vemos em acção o vleho ditado "dois pesos, duas medidas".
Bom texto!
A china é um País que trata as pessoas como animais.
ResponderEliminarbelo post
Há pais, cujos filhos foram mortos nesta praça, neste mesmo dia, e que negam a pés juntos o massacre. Até faz impressão, onde é que está a revolta desta gente??Como é possível que o sistema seja mais forte que a força de milhares de pessoas juntas?
ResponderEliminar