Sofrimento em Darfur

O mandado de captura do Tribunal Penal  Internacional  contra o presidente do Sudão, culpabilizado pelo genocídio na região do Darfur,  foi desprezado pela Liga Árabe. Quase meio milhão de pessoas foram assassinadas ou morreram devido à guerra e doenças. Mais de dois milhões e meio tornaram-se refugiados, destruíram-se centenas de aldeias e cometeram-se hediondos crimes contra a humanidade. Não percebo o silêncio ensurdecedor de parte dos países vizinhos e muito menos o vergonhoso papel da China como voraz consumidor de petróleo desse país e principal fornecedor de armamento. Caciques que se perpetuam no poder sob o falso pretexto da ameaça do novo colonialismo acendendo o rastilho do conflito étnico-cultural.  Esquecem-se eles que,  da forma menos ortodoxa como chegaram ao poder, mais tarde ou mais cedo  vai-lhes acontecer o mesmo pois existe sempre um ditador pior do que outro.  E África continua a ser o eterno oprimido…

Comentários

  1. E as potências do quero posso e mando, continuam a assobiar para o lado.

    Convém-lhes...

    ResponderEliminar
  2. Grande texto Dylan. Lindo. Puseste o dedo nas feridas, mas normalmente como dizes e bem, aparece umditador ainda pior. Mal daqueles que vivem sobre o mando destes animais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Salvem Cabo Delgado

Aves raras

O verdadeiro herói